segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A ESCOLA HOJE

Atualmente estamos vivenciando um momento bastante positivo no CESC, escola viva, dinâmicacom um ambiente prazeroso favorável ao sucesso escolar. Em 2010 recebemos recursos de caráter especial originários do Fundo de Assistência ao Educando - FAED – SOS ESCOLA, para manutenção e conservação da rede física, pequenos reparos, aquisição de material de consumo e outros; do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e executamos o repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – referente ao repasse do exercício de 2009 e que ficou em aplicação financeira. Essa gama de recursos nos possibilitou planejar de forma coletiva ações e elencar prioridades que fizeram à diferença na dinâmica do dia-a-dia e no fazer pedagógico da nossa escola.

A escola conta com diretores, professores, alunos e funcionários motivados já que a maioria é comprometida com as ações da escola porém, algumas fragilidades inerentes a uma escola de grande porte, na qual convivem várias pessoas também estão presentes. Como fragilidades destacamos alguns problemas de relações interpessoais, a falta da presença da maioria de pais na escola, evasão e baixo rendimento de alunos do turno noturno e, o não envolvimento de todos os professores nas atividades complementares – ACs.

As ações do CESC estão pautadas nos princípios de: condições dignas de ensino/aprendizagem; (esforçamos para que isso seja assegurado) qualificação profissional: apoiamos todas as ações de capacitação e formação em serviço, oferecidas tanto pelas instâncias estadual, federal e até mesmo municipal, quando surgem. Asseguramos o espaço das Atividades Complementares – Acs - como momento de capacitação em serviço e de elaboração de projetos especiais, interdisciplinares e extra-escolar, embasados no PPP da escola.

O diretor está presente em todas as ações da escola nas suas dimensões administrativa, pedagógica e financeira. Uma das vices é responsável por compras e prestação de contas, porém, de forma articulada e participativa com direção, professores, colegiado escolar, grêmio estudantil e líderes de turmas e, ainda realiza outras atividades inerentes ao cargo. Os projetos interdisciplinares e extracurriculares são elaborados e desenvolvidos naturalmente por alunos, professores e articuladores de área. Todos participam dando a sua contribuição através das comissões formadas. E assim, delegando atribuições, com acompanhamento, vamos realizando o nosso fazer pedagógico, administrativo e financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário