segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PERFIL DOS ESTUDANTES

Roberta, aluna egressa, cursando direito
Faculdade Guanambi - Bahia. PROUNI.

O corpo discente, formado por aproximadamente 1.250 alunos, faixa etária 14 a 17 anos no diurno e 18 a 50 anos no noturno, egressos do ensino fundamental; na sua maioria, pertence à classe social menos favorecida.
É significativa a parcela de alunos que chega ao CESC para cursar o ensino médio sem pré-requisitos necessários, apresentando baixo desempenho em Matemática e Língua Portuguesa e, consequentemente, implicações negativas nas demais disciplinas tendo-se como desfecho dessa condição, a evasão e a repetência. Análise efetuada por professores mostra a dificuldade enfrentada por esses alunos com relação ao entendimento dos enunciados das questões das provas.

Porém, ao considerar o contexto geral dos alunos, a maioria, apresenta características criativa, dinâmica e autônoma, já que se envolve com determinação nos projetos interdisciplinar e extracurricular propostos pela escola.
Letícia Pereira destaque nacional Olímpiadas da Matemática.
<>
  Medalha de ouro.
Alunos e professores no laboratório de informática.

Alunas comemorando sucesso em apresentação junina.


Alunos produzem e apresentam os biomas
 brasileiros através da arte.

Mês Mariano. Padroeira da cidade.
Alunos participando do cortejo.


Casamento caipira. Festa Junina.

Exercitando a democrácia. Grêmio estudantil.

Trançando o pau de fitas no São João promovido pelas
 professoras de artes.

Alunos apresentando exposição pedagógica.

Equipe cumprindo prova de gincana.

Alunos em desfile pelas ruas da cidade.

Alunos e egressos brilhando em gincana educativa e cultural.

Futsal feminino.

Futsal masculino.

Protagonismo juvenil.

O aluno do turno noturno é jovem, jovem trabalhador, mãe de família, e adulto trabalhador, na sua grande proporção, pertencentes a famílias de baixa renda, procurando complementar sua educação básica a mercê de muitas dificuldades – como conciliar estudo e trabalho – devido à necessidade de se sustentar e/ou de sustentar a família. Mesmo sabendo ser a educação a esperança de uma vida melhor, alguns evadem da escola em busca de alternativas. Alguns se apresentam desmotivados, pois, o cansaço, as atribulações do dia, levam esses alunos, antes do término das aulas para casa, como também impedem a chegada pontual para assistirem a primeira aula. A introdução da merenda escolar tem modificado o comportamento dos alunos do noturno. Antes da merenda, dificilmente ficavam para assistir as últimas aulas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário