terça-feira, 4 de maio de 2021

ENSINO REMOTO NO CESC EM TEMPOS DE PANDEMIA MARÇO DE 2020


COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA – CESC 

RIACHO DE SANTANA - BAHIA

Caros, colegas educadores!

Em atendimento ao Documento Orientador dos Planos de Estudo para Ação Emergencial durante a vigência dos decretos nº 19.529/20 e 19.549/20, pensamos este Plano de Ação, como sugestão, para a elaboração de Planos de Estudo, a fim de que sejam elaboradas atividades pedagógicas, para os estudantes, em conformidade com o documento acima citado e em anexo.

1.      Objetivo Geral:

·         Orientar atividades, via Plano de Estudo e/ou portais educacionais, para os estudantes do CESC.

2.      Objetivos Específicos:

·         Possibilitar a continuidade dos estudos e do processo formativo dos estudantes;

·         Encaminhar atividades pedagógicas para os estudantes através dos recursos midiáticos.

3.      Orientação Metodológica

A proposta é que através de grupos formados no WhatsApp, com alunos do  mesmo ano e  séries, seja possível, que cada professor encaminhe sugestões de atividades para serem realizadas de forma remota.

OBS: A equipe gestora juntamente  a coordenação pedagógica e articuladores de área  já estão  providenciando a formação dos grupos com os estudantes.

4.      Cronograma

As atividades propostas deverão ser desenvolvidas pelos estudantes no período de 16 a 31/03/2020 ou a critério do que decidir os (as) professores (as)  por área.

1º ano do Ensino Médio 

Turno Matutino c/ 113 estudantes: responsável Área de Humanas

Turno Vespertino c/ 134 estudantes: responsável Área de  Linguagem

Turno Noturno c/ 15 estudantes: Tempos Formativos VI e VII e PROEJA c/  105: responsável Ciências da Natureza e  Exatas. 

2º ano do Ensino Médio:

Turno Matutino c/ 139 estudantes: responsável Área de Humanas

Turno Vespertino c/ 107 estudantes: responsável Área de  Linguagem

Turno Noturno c/ 27 estudantes: responsável Área de Exatas 

3º ano do Ensino Médio:

Turno Matutino c/ 113 estudantes: responsável Área de Humanas

Turno Vespertino c/ 87 estudantes: responsável Área de  Linguagem

Turno Noturno c/ 23 estudantes: responsável Área de Exatas 

OBS: A proposta do cronograma pode ser reestruturada conforme entendimento dos professores, assim como, as demais sugestões.

5.      O que poderá conter no Plano de Estudo:

                        Realização de exercícios domiciliares, apoiados nos livros didáticos, para cada componente, alcançando todas as séries/anos.

                        b) Elaboração de sala de aula virtual do Google (Google Classroom), por Unidade Escolar, com vistas à organização diária ou semanal, por componente curricular ou por Área de Conhecimento, com materiais digitais, tais como: vídeos aulas, documentários, artigos, fóruns de discussão, enquetes, e-books, atividades e avaliações.

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=zcgTgrTfKU8&t=675s

                        c) Realização de atividades nos livros didáticos e/ou cadernos de apoio e/ou apostilas e/ou módulos, organizados por componente curricular ou Área de Conhecimento, para todas as séries/anos.

                        d) Realização de projeto de pesquisa, interdisciplinar, abordando temas e/ou problemas de interesse da comunidade local.

                        e) Elaboração de redação sobre temas de interesse dos estudantes.

                        f) Produção de vídeos, documentários, jogos e outros recursos lúdico-pedagógicos sobre temas pré-definidos.

                        g) Disponibilização de lista de filmes para os estudantes que abordem as temáticas relacionadas aos conteúdos a serem trabalhados pelos componentes curriculares.

                        h) Elaboração de resenhas dos filmes pelos estudantes ou realização de cine debates, em fóruns virtuais, com metodologias de avaliação.

                        i) Realização de atividades em aplicativos e/ou simuladores educacionais gratuitos.

6.       Sugestões de plataformas educacionais gratuitas:

6.1.  Plataforma Anísio Teixeira

Plataforma educacional, gratuita e livre, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia vinculada ao Instituto Anísio Teixeira, que contém diversos objetos educacionais elaborados pelos professores da Rede Estadual de Ensino e pelas equipes técnicas do Instituto Anísio Teixeira.

Disponível em: (http://pat.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais)

6.2. Recursos Educacionais Abertos

 Mídias Educacionais registradas com licenças livres, produzidas, pesquisadas e catalogadas por professores da educação básica.

Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudos/listar

6.3.TV Anísio Teixeira

A TV Anísio Teixeira conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Rede Estadual de Ensino, para produzir conteúdos educacionais.

Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/tv-anisio-teixeira

6.4.                        A Rádio Anísio Teixeira é um veículo de comunicação educacional que propõe o uso crítico, lúdico e contextualizado de mídias e tecnologia livres na educação, a partir da pesquisa, produção, formação, experimentação e compartilhamento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem. Disponível em:  http://pat.educacao.ba.gov.br/radio-anisio-teixeira 

Demais sugestões encontram-se no Documento Orientador publicado pela SEC/BA.

Riacho de Santana, 23 de março de 2020.

 

 

Equipe Gestora, Coordenação Pedagógica e Articuladores de Área.

 

 

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