sábado, 8 de maio de 2021

ALGUMAS ATIVIDADES ASSINCRONAS PROPOSTAS PARA OS ESTUDANTES


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Colégio Estadual Sinésio Costa. Disciplina: Língua Portuguesa 

Professora: Marilene Rocha Louzada Série: 1ª

Material adaptado do Caderno de Apoio à Aprendizagem da SEC

Apresentação e orientações para o trabalho com as trilhas de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação da Bahia disponibilizou para a comunidade educacional os Cadernos de Apoio à Aprendizagem, um material pedagógico elaborado por dezenas de professoras e professores da rede estadual durante o período de suspensão das aulas. Os Cadernos são uma parte importante da estratégia de retomada das atividades letivas, que facilitam a conciliação dos tempos e espaços, articulados a outras ações pedagógicas destinadas a apoiar docentes e estudantes.

Nesta primeira semana de aula daremos início ao nosso trabalho com as trilhas apresentadas no Caderno de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Tema da Trilha 1: Comunicação interligada – linguagem verbal e não verbal.

Objetivos de Aprendizagem:  Refletir sobre as diversas formas de linguagem na conjuntura atual; Compreender o papel da linguagem para o ser humano.

Orientações:

 Leia todo o material com calma e atenção.

 Você terá algumas aulas para se dedicar ao estudo desse material.

 Use um caderno pequeno ou separe uma matéria do seu caderno para anotar as respostas das trilhas.

 Teremos alguns encontros, previamente marcados, para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos. Fora desses encontros cabe a você, aluno, o papel de analisar o material e seguir as orientações contidas no mesmo.

Sequência didática:

 Leia e analise as informações da trilha 1.

 Anote no caderno as respostas e reflexões do item 2 “Botando o pé na estrada”.

 Responda no seu caderno as perguntas que aparecem abaixo das imagens do item 3 “Lendo as paisagens da trilha”

 Pesquise em livros didáticos e na internet sobre o tema da trilha 1.

 Assista também ao vídeo disponível em: https://youtu.be/O-pmUQm-Q9c

 Responda no caderno às questões 1 e 2 do item 5 “Resolvendo os desafios da trilha”.

 Faça o que está sendo pedido no item 6 “A trilha é sua: coloque a mão na massa”

 Faça a entrevista e, se possível, grave o vídeo que está sendo pedido no item 7 “A trilha na minha vida”.

 Pense com carinho na proposta de intervenção social do item 8 e veja se pode ajudar alguém da sua família ou comunidade a aprender a ler o mundo das imagens e das letras.

 Responda ao que se pede no item autoavaliação.

TRILHA 1- Tema: Comunicação interligada – linguagens verbal e não verbal

1. PONTO DE ENCONTRO

Olá, estudante! Nesta primeira trilha sobre semântica, você irá aprender a diferenciar linguagem, língua e fala. Aprenderá que tudo que envolve alguma forma de comunicar tem a linguagem envolvida, que pode ser verbal ou não verbal. Entre as formas de comunicação verbal, está a língua, que é a forma utilizada por um grupo de indivíduos para se comunicar; é um conjunto de regras que define a forma de falar, a exemplo da Língua Portuguesa. E a fala é algo individual, feita com as particularidades de cada indivíduo. Vamos começar a explorar esse objeto de conhecimento? 

2. BOTANDO O PÉ NA ESTRADA

Para começar nosso caminho, quero lhe fazer algumas perguntas:

Você já pensou sobre como se dá o processo de comunicação através da linguagem? Percebeu que uma pintura também se constitui em um tipo de linguagem? Já pensou na quantidade de informações que você troca ao longo do dia? Para caminhar na trilha comigo, anote suas respostas e reflexões no caderno. 

3. LENDO AS PAISAGENS DA TRILHA

Você sabia que em qualquer caminho da vida há muitas paisagens a serem observadas? Pois é! O nosso caminho hoje está cheio delas. Olhe cada uma dessas imagens de forma detalhada: suas formas, cores, contrastes, imagine suas texturas e sabores. Em seguida, responda as perguntas no seu caderno para continuar a trilha:

O que essas imagens expressam para você? Na sua opinião, há alguma mensagem vinculada a elas? Se há, que mensagem é essa? Qual das quatro imagens mais chamou sua atenção? Por quê? Responda no seu caderno.

4. EXPLORANDO A TRILHA

Tudo ok com você até aqui? Vamos continuar o caminho com um novo desafio. Para continuar no desafio, leia o texto a seguir:

Texto 1 – Linguagem e Língua

A linguagem pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de se comunicar, ou seja, de transmitir informações, pensamentos, desejos e emoções. A linguagem pode ser verbal ou não verbal. A linguagem verbal é aquela que utiliza as palavras, tanto na forma falada como na escrita. Já a linguagem não verbal envolve formas de comunicação que não incluem as palavras — por exemplo, imagens, cores e gestos. Muitas placas de trânsito e obras de artes visuais, como pinturas e esculturas, são exemplos de linguagem não verbal.

A língua, por sua vez, pode ser considerada um dos componentes da linguagem. A língua é um conjunto de códigos e palavras usado por uma mesma comunidade. Esse uso acontece de acordo com determinadas leis e regras que devem ser seguidas por todos os usuários, para que todos possam se entender. As línguas também são chamadas de idiomas.

A construção da língua Uma língua envolve fala e escrita. A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. A fala segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. O ser humano nasce com a habilidade de entender a língua falada. Sem nenhum treinamento especial, as crianças aprendem a falar o idioma do lugar onde vivem ao escutar os outros falantes; já a escrita precisa ser aprendida. Entretanto, nem todas as línguas são faladas. Na língua de sinais, usada por deficientes auditivos, movimentos corporais (especialmente das mãos e dos braços) representam letras, palavras e frases. Pessoas com deficiência auditiva aprendem a língua de sinais do lugar onde moram.

O som é a base das línguas faladas. A combinação de sons forma as palavras. Estas formam frases, e assim por diante. Cada idioma tem muitos tipos de palavras. Os tipos básicos são os substantivos e os verbos. Substantivos designam pessoas, animais, coisas e ideias; verbos representam ações.

Cada idioma tem suas próprias regras de gramática. Essas regras estabelecem a ordem das palavras na frase. A ordem das palavras dá sentido à frase.

Idiomas do mundo

Existem milhares de idiomas no mundo atual. Alguns são usados por milhões de pessoas. O mandarim (chinês), o inglês e o espanhol figuram entre as línguas mais faladas no mundo.

A maior parte dos países tem uma língua oficial, o que permite que os cidadãos compreendam uns aos outros. Alguns países adotam mais de um idioma oficial. No Canadá, por exemplo, o francês e o inglês são línguas oficiais. Muitos idiomas se parecem uns com os outros. Os especialistas costumam agrupar as línguas em famílias. Inglês, alemão e sueco pertencem ao grupo das línguas germânicas. Francês, espanhol e português, ao grupo das línguas neolatinas. Russo e polonês figuram entre as línguas eslavas. O chinês faz parte da família asiática sino-tibetana.

Como as línguas mudam

Em algumas situações, as pessoas precisam falar com quem não entende sua língua. Por exemplo, os portugueses que vieram para o Brasil no século XVI tiveram de se comunicar com os índios e depois com os africanos. Nesse encontro, o português dos colonizadores sofreu mudanças, dando origem ao português do Brasil. Mesmo populações que falam o mesmo idioma podem ter dificuldade para se entender. Pronúncias diferentes ou o uso de expressões locais explicam esse fato. Quando as diferenças são grandes, surgem os dialetos. No Brasil, ainda que os modos de falar variem de região para região, não chegam a existir dialetos.

De modo geral, idiomas não respeitam fronteiras. As línguas importam palavras de outros idiomas. Em português, por exemplo, “futebol” vem do inglês, “abajur” do francês e “caatinga” do tupi. Os falantes de inglês incorporaram palavras como pasta (do italiano) e fiesta (do espanhol). Os idiomas mudam de acordo com o uso ao longo do tempo. É comum as pessoas abreviarem as palavras. “Cinema” já foi “cinematógrafo” e pode se tornar simplesmente “cine”. Em vez de “fotografia”, é comum dizer “foto”. De tempos em tempos, novas palavras surgem e integram-se ao idioma, enquanto outras vão sendo abandonadas e, por fim, caem em desuso.

Para aprofundar mais sobre esse tema, é necessário que você realize outros estudos. Pesquise sobre o tema em livros didáticos e na internet. Assista também ao vídeo disponível em: https://youtu.be/O-pmUQm-Q9c7

5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA

Para saber se você fez as correlações necessárias entre os textos e as imagens, resolva as questões a seguir no seu caderno:

1. Defina: linguagem, língua e fala;

2. Levando-se em consideração todo o seu conhecimento sobre o processo comunicativo, relate as diferenças entre linguagem verbal e não verbal e, se possível, dê exemplos; 

6. A TRILHA É SUA: COLOQUE A MÃO NA MASSA

A criatividade faz parte da nossa essência! Há um artista dentro de você, sabia? Todos nós somos seres inventivos. Demonstre o que você aprendeu até aqui, nesta viagem, produzindo algo. Pode ser desenhos (concretos os abstratos), músicas, quadrinhos, pintura, paródias, charges, mapa conceitual/mental, poemas, textos diversos ou qualquer outra linguagem. O importante é você expressar o que entendeu do tema trabalhado.

Use o seu caderno, uma folha em branco ou seu próprio smartphone para fazer a sua sistematização. Mão na massa! Agora é com você!

7. A TRILHA NA MINHA VIDA

Você já parou para pensar que “falar” e escrever pode ser um ato de liberdade? A linguagem escrita é muito importante para a construção do seu próprio conhecimento e para o exercício da cidadania. Sendo assim, sugiro que você materialize o seu conhecimento com uma entrevista com um(a) idoso(a) de sua família. Faça perguntas interessantes e peça para que a pessoa conte sobre o fato mais intrigante que já vivenciou. Registre perguntas e respostas no seu caderno. Aproveite e registre também esse momento, se possível, em um vídeo ou uma fotografia. Parabéns pela sua escrita! Vamos continuar, pois já estamos próximos do fim desta primeira trilha!

8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Realizar tarefas do cotidiano, planejar ações futuras e pensar sobre acontecimentos do passado são atos humanos constituídos pela linguagem e na linguagem. Emocionar-se ao ler um poema, identificar-se com uma personagem de ficção, gostar das cores e formas de uma pintura, fechar os olhos e retomar lembranças a partir da audição de uma música são atos humanos atravessados pela linguagem. Nesse sentido, é possível afirmar que nos tornamos humanos na convivência social, por meio da qual não apenas sobrevivemos fisicamente (satisfação da fome, abrigo, integridade física), mas também, psicologicamente, o que significa, proteção, segurança, afeto, conhecimentos etc. É no mundo da cultura que interagimos com o outro, construímos nossa identidade pessoal, social e desenvolvemos a linguagem. Que tal pensar em uma proposta de intervenção social, ou seja, uma produção idealizada por você para ajudar pessoas que ainda não foram alfabetizadas a lerem o mundo de outra forma? Pode ser uma coletânea de imagens ou uma canção que motive e mostre que é possível estabelecer comunicação de diversas formas. Liberem a criatividade e aproveitem para ajudar as pessoas!

9. AUTOAVALIAÇÃO

Ufa! Caminhamos bastante! Foi muito bom estar contigo nesta trilha. Parabéns por ter chegado até aqui junto comigo. Você sabia que a sua companhia foi bastante divertida? Mas, antes de nos despedirmos, quero convidá-lo(a) a pensar sobre seu próprio percurso. Afinal, refletir sobre as nossas experiências nos torna capazes de trilhar novos caminhos de forma mais madura e segura, além de nos ajudar no planejamento de novos desafios e na tomada de decisões importantes para nossa vida. Para isso, peço que responda apenas a algumas perguntas no seu caderno:

a) Você reservou um tempo para realizar esta atividade?

b) Se reservou, conseguiu realizar esta atividade no tempo programado?

c) Por meio da trilha, você consegue distinguir fala, língua e linguagem? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, converse comigo no Tempo Escola, daí poderemos aprofundar este assunto, certo?

d) Você acha que consegue aplicar na sua vida as aprendizagens dessa aula? Comente.

Obrigada pelas respostas! Socialize-as comigo e com seus colegas quando estivermos juntos em nosso “Tempo Escola”. Ah, fique atento(a), pois posso pedir algumas dessas atividades pelo Google Classroom ou de forma escrita no seu caderno; afinal, você chegou até o final da trilha e desejo valorizar todo o seu esforço.




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