sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PROJETOS ESTRUTURANTES 2017 (PRODUÇÕES ARTÍSTICAS - SEC - BA)




                     HOMENAGEADO DO ANO: GREGÓRIO DE MATOS - O BOCA DO INFERNO




ARTES VISUAIS ESTUDANTIS - AVE

O AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas. 


Título da obra: O todo sem a parte não é todo. (Escultura em argila)

O aluno Ronaldo da Silva Cruz teve como inspiração o verso inicial de um dos mais significativos poemas de Gregório de Matos:  "O todo sem a parte não é todo". No soneto, esse verso tem sentido religioso. Na obra de Ronaldo retrata a sociedade brasileira.

"Minha obra é uma escultura feita em argila, madeira e vidro e representa a desigualdade social, em "partes" são excluídas do "todo" diariamente. A escultura é dividida em duas partes: de um lado, o asfalto bem cuidado, representando o conforto e as infinitas possibilidades; do outro, uma figura anônima, sofrida e rejeitada, tentando resistir às privações e continuar a pertencer a esse "todo", que podemos chamar de Brasil. Entre esses dois mundos, ergue-se uma barreira ultrajante e hipócrita, separando a mãe gentil de seus filhos que precisam lutar muito para sobreviver". 

Título da obra: A lua e o lobo (Técnica: Desenho)

A tela ao fundo é uma produção do aluno Henrique Baldez. A obra representa a fauna brasileira e a natureza em seu esplendor. A sintonia entre os elementos lua e lobo é um convite à preservação. Recurso utilizado: hachuras (linhas paralelas e cruzadas) com lápis preto. "Tentei construir um olhar mais realista, sem perder a poesia, para retratar a fauna da natureza selvagem do nosso ilustre país".


                                                   Título da obra: O Sertão não é só miséria. (Técnica: Mosaico)

A tela em mosaico é uma homenagem do aluno Mateus Lima Rodrigues ao sertão tão difamado ao longo dos tempos. O aluno Mateus relata que desde o ensino fundamental, os livros didáticos descrevem essa região como sem vida, seca, ruim para se viver e que vai contra a botânica. Para ele o que na verdade ocorreu foi a ocultação de sua qualidades. 
"No mosaico, sua beleza fica bem clara ao observarmos a vegetação verde e sem deixar de parecer um cenário típico do nordeste. Por isso foi colocado ao centro a planta que mais representa o nordeste brasileiro, o cacto ou mandacaru, como é popularmente conhecido. A vida e a riqueza natural foram representadas por meio de uma macieira da família eva, que é modificada em laboratório para altas temperaturas. Há, ainda, uma casa semelhante a uma das casas ocupadas pelo bando de Lampião. esse tipo de construção é encontrado nos arredores de Ihéus (Bahia). O sol surgindo entre as montanhas revela uma beleza magnífica. Parte do sol foi confeccionada com casca de laranja. Uma estrada de areia completa o cenário rural. Contornando a composição, temos rosas feitas com esmalte e "strass". Por último, todo o suporte foi coberto por papel camurça".

                           



   FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL - FACE

Visa explorar o potencial educativo através da música, estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais; promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia com a juventude estudantil, estimulando os valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário