Projeto Horta na Escola
Visando
desenvolver na comunidade escolar o comprometimento com o cuidado do ambiente
escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das
relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e
com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de
responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos
ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento
educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de
inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes
que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar,
tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de
coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde
com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito
encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos
que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes
conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover
vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de
um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um
pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos
formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos
reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos
aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios!
Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a
sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da
adaptação, da transformação, da renovação”.
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