AÇÕES DESENVOLVIDAS VISANDO MELHORAR A META DO IDEB/2019
COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA - CESC – RIACHO DE SANTANA
O Colégio Estadual Sinésio Costa, sempre se preocupou em assegurar aos seus estudantes um espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem. Nesse contexto, atuam gestão, coordenação, articuladores de área, secretária; uma equipe de professores altamente gabaritada e comprometida que se esforça para ressignificar, no dia a dia, o seu fazer pedagógico; funcionários que englobam porteiros, merendeiras, demais pessoal de apoio e, ainda a colaboração de parte significativa dos pais, todos engajados e comprometidos com a causa.
A aplicação das diversas atividades avaliativas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação – SABE – com o objetivo de identificar indicadores pedagógicos, a fim de nortear ações pedagógicas assertivas, também possibilitaram essa conquista. São elas a seguir:
Avaliação Diagnóstica: para identificar quais conteúdos e habilidades dos componentes curriculares, Português e Matemática, já foram desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, bem como, quais os objetos do conhecimento precisam ser fortalecidos;
Atividades de Apoio ao Estudante: exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no SABE;
Avaliação Formativa I e II: com o objetivo de subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Esta avaliação possibilitou uma reflexão sobre os desafios que envolvem o processo de aprendizagem dos estudantes;
Avaliação Somativa - (Prova SABE): avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica / MEC – visando aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos nas diversas avaliações utilizadas nacionalmente, para recondução de estratégias metodológicas.
Sendo assim, as ações a seguir nortearam o período de execução da proposta de melhoria do IDEB/2019, desde a Jornada Pedagógica até o final do ano letivo.
ü Intensificamos as discussões sobre a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem;
ü Consultamos e analisamos resultados, em gráficos disponibilizados no sistema das avaliações formativas e elaborados pela escola;
ü Identificamos através de estudo dos descritores quais habilidades e conteúdos definem os itens da prova e o nível de proficiência, a fim de redirecionar aprendizados não consolidados;
ü Socializamos os diversos instrumentos avaliativos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação - SEC;
ü Socializamos com estudantes e professores os boletins de desempenho dos estudantes nas avaliações diagnósticas e demais avaliações com foco nos erros e acertos, para a recondução dos processos formativos;
ü Identificamos conteúdos e habilidades que precisavam de mais atenção;
ü Redobramos a atenção no lançamento de dados no sistema e, aos prazos.
ü Aderimos ao Programa + Estudo – Monitoria – SEC/BA.
Tudo isso só nos foi possível de ser alcançado, porque participamos das avaliações da SABE e tivemos o empenho de profissionais comprometidos em colaborar com a proposta; entenderam pois, a importância da avaliação sistematizada para subsidiar as ações necessárias à melhoria do desempenho acadêmico dos nossos estudantes. Juntos e engajados somos mais fortes!
Riacho de Santana, 18 de Setembro de 2020.
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